quinta-feira, 9 de junho de 2022

Arquitetura de um prédio velho

minha fachada é velha
mas elegantemente preservada
com venezianas que se abrem
para receber o vento e a luz do sol
que bate até às duas horas da tarde

meu elevador de porta pantográfica
me transporta
entre as minhas versões,
minhas vivências,
minhas fases.

por um tempo, fiquei imóvel,
estacionado em pensamentos 
no fundo de uma garagem subterrânea
quase como uma peça de museu,
onde crianças desenhavam sobre o vidro empoeirado


como tudo muda com o tempo
em alguns apartamentos
sofri com o retrofit
modernizando a mentalidade
de quem habita em mim

sou um prédio antigo
cheio de histórias
divididos em oitenta apartamentos
de cem metros quadrados
meu hall da portaria, tem pé direito duplo
altura necessária para armazenar
tantas lembranças

e nesse prédio tem vizinho que anda descalço,
tem outro que anda alinhado, que reclama do barulho,
que faz barulho e tem aquele meu vizinho de porta
que decora a casa com tapetes e vasos de planta, 
tem vizinho com cheiro de incenso,  
vizinho que ouve de caetano até metallica, de cartola a nina simone 
e por incrível que pareça, tem um vizinho aprendendo a tocar piano,
tem um que rigorosamente, às dezoito horas, acende um beck 
fora os muitos vizinhos de mim mesmo que desconheço completamente
e espero um dia desses esbarrar com eles no elevador.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário